terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Uma aula de economia

Não costumo indicar muitos textos de outros aqui (a não ser em casos de “debates”), mas esse é tão clássico, mas tão clássico, além de didático, que não resisti. É o famoso “texto do lápis” de Leonard Read. Aquele em que um simpático lápis explica como milhares de seres humanos, sem nunca terem se conhecido direito, sem nunca saberem fazer um lápis de fato, sem nunca estarem sob o controle de um planejador central, acabam produzindo... um lápis.

Diz a lenda que o grande Milton Friedman sempre abria seu curso de Teoria dos Preços na Universidade de Chicago com um lápis na mão, usando o clássico texto para ilustrar a importância do sistema de preços e dos mercados na economia.

Sem dúvida nenhuma um texto q vale a pena ser lido. A tradução é de Diogo Costa para o site Ordem Livre.

Um comentário:

André Silva disse...

Muito bom o texto indicado.
O curioso é que ele cita o que é necessário para a produção do lápis para mostrar como o lápis pode ser produzido ser uma mente cuidando de todo o processo.

Ele cita o café brasileiro (como se este não tivesse ajuda do governo) o petróleo do Oriente Médio, a produção de bens na China (onde o direito de propriedade é proibido por lei para a maior parcela da população) e outros bens regulados.

Poderia até alguém comentar (alguém que não eu, evidentemente) que não fosse as intervenções mencionadas acima não existiria esta maravilha chamada lápis...